CONSTELAR - paisagens cósmicas
2020

FILHO, Claudio. CONSTELAR – paisagens cósmicas. ClimaCom – Epidemiologias [online],  Campinas,  ano 7, n. 19. dezembro. 2020. Available from: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/constelar-claudio-filho/ 


CONSTELAR – Paisagens Cósmicas é o resultado da aproximação poética com as estrelas realizadas na disciplina “Arte, ciência e tecnologia” ofertada pelos professores Susana Dias e Paulo Teles, do Labjor da Universidade Estadual de Campinas (2020). Como parte da disciplina investigamos nossas relações com as estrelas e o que com elas podemos aprender.

A aproximação que procuro é aquela descrita certa vez por Bruno Latour pelo termo “afectado”, no qual deixar-se afetar pelo mundo é também criar um conhecimento pulsante, não centrado na unicidade do ser humano e com grande potencial irradiador de outros modos de existir. Pensar sobre os aspectos biológicos, históricos, artísticos ou científicos de nossa contemporaneidade, em que a tecnologia têm atingido um papel cada vez mais predominante no cotidiano geral, permeia muito do imaginário fictício construído pelo que chamo de uma impressão fantasmagórica acerca de como a tecnologia transformaria e guiaria o futuro, provocando deslocamentos de nossas relações de perecimento quer seja com o espaço e com o tempo.







Nesta obra, procurei explorar tais questões através de outro movimento: para mim, inverter a lógica dominante é dar voz aos microuniversos que temos em nosso alcance. Nossos lares – aqueles que tem o privilégio de ter um – certamente se tornaram um ambiente de profunda reflexão neste período pandêmico que estamos vivendo, universos particulares. A aproximação partiu do imaginar habitar-universo e cada momento por mais simples que seja, podem ser parte de constelações.

Com as estrelas, escutamos a possibilidade de constelar. Entendo constelar como um modo de criar um campo de energia formado por múltiplos conhecimentos emergidos por um grupo. Através de 22 paisagens que exploram o comportamento da luz, capturadas pelos companheiros da disciplina, foi criado um caminho estelar onde cada ponto – cada estrela – é conectada por uma constelação de palavras. As palavras que as conectam são palavras-companheiras escolhidas para estar-junto, criar junto. As estrelas são acompanhadas por um experimento sonoro que as une no caminho, porém também é aberta a possibilidade de escuta individual: cada estrela tem um som característico e cabe ao interator acioná-los. Ao percorrer o caminho da paisagem cósmica traçamos uma poesia-viva com possibilidades infinitas de significados e existências em potência.

Link para acesso ao site: https://claumelof.wixsite.com/constelar